No final do workshop só nos apetecia dizer:
«Qualquer palavra que se escreva sobre este workshop não fará justiça das nossas emoções na fotografia durante o dia»
9h da manhã. Iniciava-se o encontro entre todos os membros do workshop em Sintra, alguns participantes já trazendo várias horas de viagem, vindos do Norte de Portugal e Alentejo. Apesar de mais ou menos quilómetros de viagem, era contagiante entre todos a energia desde os primeiros instantes no ponto de encontro, que marcavam já uma ocasião especial; não fosse a actividade direccionada para paisagem natural, temos impressão que se fotografássemos logo ali, a motivação era inalterável.
As previsões meteorológicas prometiam céu nublado com abertas, condições desejáveis na fotografia de paisagem; viria-se a confirmar que o estado do tempo se tornaria muito mais do que ‘desejável’, e arriscamos mesmo a afirmar que ao longo do dia as condições sempre foram perfeitas para a prática da fotografia nos vários locais! A natureza fez realmente justiça à verdadeira beleza da Serra e praias de Sintra Cascais.
Rumámos à montanha. O céu muito nublado, que funciona como um softbox natural gigante, estava perfeito para fotografar florestas e detalhes de montanha. E é precisamente no coração da Serra de Sintra que se inicia a sessão teórico-prática, vamos em direcção ao último grande monte a Ocidente: o nosso primeiro destino é a Peninha.
O entusiasmo dos participantes era notável desde o ponto de encontro e reflectiu-se ao longo de todo o dia. Sempre com boa disposição, vontade de aprender, e o enorme espírito de grupo desde o primeiro minuto! As perguntas, temas que abordavam, e a diversidade das questões confirmaram-nos: Estávamos perante um grupo com uma vontade genuína para aprender.
Como tal, aceitaram todos os nossos desafios e sugestões e foi fantástico ver que cada um deles dedicou-se a um estilo fotográfico muito próprio. Após uma exposição teórica de algumas horas, é tempo de começar a fotografar.
A montanha, generosa como sempre, acedeu a que os nossos fotógrafos captassem verdadeiras pinturas numa arte inesperada. Os resultados surpreenderam-nos sempre pela positiva. A persistência e dedicação a que cada um se entregava nos seus trabalhos originavam resultados, e tal nunca deixa de ser gratificante!
Pelas 13h30 é hora de reabastecer energias e dirigimo-nos ao restaurante próximo da nossa actividade. Um merecido descanso, com a sempre presente a paixão pela fotografia, à conversa, mostra de portefólios, mais questões… ah e claro! Também a refeição.
São agora 16h00. Para quem conhece Sintra sabe que da montanha ao mar é apenas uma questão de minutos e por isso rumámos à orla costeira de Cascais. Com uma paisagem quase inóspita, os participantes tiveram de dar asas à criatividade. Houve quem preferisse recantos abrigados, afinal de contas o vento estava imperdoável. Outros deixaram que o seu lado aventureiro ganhasse terreno e, vestidos a preceito seguiram mar adentro! Mas uma vez mais, o espírito de grupo e coesão entre todos os participantes fez com que se tivessem registado fantásticas imagens.
Pelas 17h30 rumámos ao inesperado uma vez mais. Sintra, caracterizada pelo seu microclima, consegue dar-nos as 4 estações num único dia, e uma vez de volta à estrada para aceder ao último local do nosso workshop, avistamos a Peninha, naquele momento escondida pelo nevoeiro que começa a abraçar as encostas num suave manto. Foi complicado decidir o que fazer… pois o nosso destino no programa era a praia, mas por outro lado, a Peninha com nevoeiro tinha transformado a Serra. “É sublime. Mágica!” Dissemos aos nossos participantes durante a manhã, que ainda não conheciam a serra nestas condições. Mas outras oportunidades haverão, e cingimo-nos ao plano. Mais tarde saberíamos ter sido o correto. O final do nosso workshop teve lugar na Praia da Adraga.
Se na parte teórica começaríamos por falar de luz, a sessão prática acabaria a experimentar a magia da luz num pôr-do-Sol épico!
A praia da Adraga é um verdadeiro símbolo do Parque Natural Sintra-Cascais, muito rica em cenários e de motivos inesgotáveis para fotografia. Mas é preciso mais para a conhecer verdadeiramente do que mera observação em redor. É preciso ir mais além, treinar o olhar e perceber às vezes o invisível… Rostos nas rochas em silhueta, pormenores de texturas e relevos, um mar imponente e cenários fantásticos com rochas ásperas.
Estávamos todos a assistir ao enorme espectáculo da Natureza. Ora a luz era suave, do Sol coberto entre as nuvens densas, ora uma aberta irradiava luz directa, e a paisagem transformava-se à luz dourada; partilhávamos emoção num verdadeiro paraíso do fotógrafo.
Pressas! É que uma luz dourada daquelas não dura muito e os nossos participantes já sabiam o que esperar. Parte de uma boa imagem é constituída também pelo sentido de oportunidade do fotógrafo. Todos fizeram ‘Aquela’ Foto. Todos.
Aos nossos participantes, não conseguimos esconder o orgulho e emoção pelo trabalho surpreendente que desenvolveram ao longo do dia. É nestas situações e com luz que tivemos que fazemos as fotos da nossa vida. Daquelas experiências que marcam e nunca se esquecem.
No nosso workshop… estamos gratos por fazer parte dessa experiência única.
Texto: Sónia Guerreiro e Hélio Cristóvã0
Fotografias ©Os Autores
Meus Caros, estive a escrever um longo texto, mas como não havia indicado os dados acoima foi tudo à vida.
Sorte a vossa que não se viram obrigados a ler tudo.
Em resumo digo-vos qe gostei imenso de vos conhecer a todos Dupla de formadores e todos os intervenientes que, embora eu e a Paula, partcipassenos pela 1ª vez, fomos muito bem recebidos e enquadrados, tendo-se respirado um ambiente muito saudável e, no meu caso, inspirador. Quando acabei pensei que nada tinha saído bem, mas o Hélio convenceu-me que havia por ali imagens que iam dar melhores resultados do que eu pensava.
Para abreviar, peço-vos que vão dando notícias de futuras iniciativas porque fiquei com muita vontade de ter outras experiências.
Um abraço a todos os companheiros de luta e a minha admiração pelo que a Sónia e o Hélio conseguiram fazer do grupo.
Até breve
Mais uma vez vos digo que gostei btt do vosso WS. A forma como estava organizado, a vossa preparação, a camaradagem que houve entre todos os participantes, correu tudo bem, apesar de o tempo disponibilizado tivesse sido, na minha opinião, escasso.
Gostei tb btt, e anotei, a rapidez com q o Hélio apresentou o “relatório final” do WS, assim como o interesse demonstrado na visualização das nossas imagens, e no aperfeiçoamento das nossas edições, e posterior devolução dos originais recebidos!
Parabéns!
Este workshop deu-me um duplo prazer. Pude conhecer presencialmente um amigo e associado da natugrafia, bem como estar na companhia da já conhecida e tb associada Sónia.
Além de puder desfrutar da vossa excelente companhia, pude adquirir novos conhecimentos de fotografia numa área que é por mim ainda pouco explorada.
Posso dizer-vos que superaram as minhas expetativas e conseguiram cativar a minha vontade para continuar a fazer fotografia de paisagem. Fiquei viciado!!!
Como presidente da Natugrafia, adorei o vosso trabalho, a forma como acompanharam os participantes e apresentaram o tema. Continuo a contar com o vosso excelente trabalho em parceria com a Associação.
Um grande abraço e felicidades para futuros workshops. 😉
Obrigado a todos pelos vossos comentários.
Bruno: claro que sim. Para nós, a primeira experiência num workshop em parceria com a Natugrafia não poderia ter corrido melhor. Estamos já a pensar na próxima!
Um abraço e continuação de boas fotos 🙂
Apesar das 20 horas que passaram entre o sair de casa e o chegar e os mais de 500 km percorridos, tenho que admitir que foi um dia muito bem passado e que compensou o esforço. Foi um WS que correu muito bem, não só pelos excelentes profissionais que o proporcionaram, mas também pelos seus bem dispostos participantes. Foi uma experiência que recomendo sem dúvida alguma . Gostaria ainda se salientar que apesar do WS ter sido só de um dia para mim, não o foi para os seus organizadores, pois foi notável o trabalho que nos foi apresentado, por isso e não só, deixo os meus muitos parabéns ao Hélio e à Sónia.
Grande dia, Grande Workshop! Surpreendeu pela positiva, foi tudo muito bom – os formadores, o grupo, o tempo (parece q houve um pacto com o S. Pedro) e os locais. Mas, sobretudo, aprendi muito 🙂
Recém associado da natugrafia, conheci dois sócios cujos trabalhos na área da fotografia animal tenho vindo a admirar, tendo sido este um primeiro grande passo para uma área da fotografia da natureza que me interessa – a fotografia de paisagem.
Artigo atualizado com a foto do António Pinho! A não perder, as restantes imagens do António também na galeria dos participantes: http://www.heliocristovao.net/workshop/galeria-dos-participantes/workshop-sintra-cascais-abril-2012/gallery/page-3