Parque Natural Serra de Sintra Cascais
A serra, a pedra, a floresta
«Impossível negar todas as conquistas efectuadas pela pintura ao longo dos séculos que vieram enriquecer o olhar humano sobre o mundo. Tornaram-no mais culto e elaborado. Ignorar ou esquecer esta aquisição, que também o é para a fotografia, concorre em limitar-lhe o alcance estético.
Cabe pois à fotografia libertar definitivamente o olhar; fazer com que se submeta à focagem desse globo cuja componente intelectual (ou espiritual) foi, e é, capaz de desvendar o mistério das formas da natureza; transformar cada vez mais essa natureza em memória subjectiva; fixar não só o que se vê mas também quem vê e como foi visto; ultrapassar o realismo imediato; (…) submeter a autenticação à representação».
Henrique Dinis da Gama
Procuro acrescentar a minha interpretação da paisagem, sejam as grandes vistas ou apenas pequenos recantos da floresta. As paisagens transformam-se à luz natural e à criatividade e visão do fotógrafo.
Fotografar a magia da floresta, os penedos – a serra – é uma experiência sempre renovada.
E se esta é uma serra com histórias para contar… Entre a pedra e a floresta, aqui as árvores são desenhadas pelos tempos, perdem-se nos nevoeiros e as suas formas ásperas são as esculturas do vento e da água. Com o passar da brisa é o ranger dos ramos que nos transporta para o seu mundo.
Syntra Além
A partir das dunas de Guincho-Oitavos, fotografia panorâmica da vertente Sul da Serra encimada por espectaculares nuvens iluminadas ao Pôr-do-Sol.
Alma Floresta
Ansel Adams dizia que “as fotografias não se tiram, as fotografias fazem-se”; neste caso, apenas posso acrescentar que a fotografia sente-se.
Cume dos Pinheirais
Num cume rochoso da Serra de Sintra, daqueles que se erguem bem acima das copas das árvores e nos revelam outras grandezas e vistas, fotografo as novas cores da chegada Primavera.
Peninha Ocidente
O último grande cabo do Ocidente da Serra de Sintra. A montanha em perfil descendente até ao confronto com o mar.
Monte Rodel
Após a subida penosa entre rochedos até alcançar um ponto dominante, a vista para o Monte Rodel sob o vento a que resistem as pedras, as árvores e o fotógrafo.
Murmúrios
A dimensão da criatividade na fotografia é apenas (i)limitada pela nossa imaginação.
Se gostou deste conteúdo, partilhe com os amigos: