Fotografar do Pôr do Sol ao Pôr da Lua

Parque Natural Sintra Cascais

Fotografar a paisagem natural

 

 

«E os ventos despregados
Sopravam rijos na rama,
E os céus turvos anuviados,
o mar que incessante brama…
Tudo ali era braveza
De selvagem natureza»

Almeida Garrett

 

Uma jornada recente, esta é a colecção de fotografias resultante da insistência em fotografar nos mesmos locais – uma praia selvagem no Cabo da Roca – em dias consecutivos desde a Lua Nova até à fase de quarto crescente, variando o Pôr da Lua entre 1h a 4h após o Pôr do Sol. A descida da falésia ao entardecer, e dia após dia, diferentes condições de maré, céu e luz. Esta paisagem costeira é diferente em cada dia.

As cores e elementos da paisagem nas seguintes fotografias são reproduções das situações, luz e cores disponíveis nos momentos de obtenção da fotografia em campo, seja com luz natural do Sol e Lua ou artificial por iluminações de flash ou a iluminação do próprio farol do Cabo da Roca!

Por outro lado, há a criação de ambientes irreais com a combinação de luz em fotografias obtidas em diferentes horários, desde as cores do crepúsculo ao anoitecer à luz nocturna, o que faz parte do processo criativo, da interpretação da paisagem e do estilo pessoal de edição.

Recorrendo a técnicas manuais de combinação de várias exposições da mesma cena, obtém-se o resultado que a máquina não consegue na gestão da gama tonal de uma cena, dado o elevado contraste.

O equipamento utilizado para obtenção destas imagens foi: câmara fotográfica digital, objectivas grande-angular, flashes ou outras fontes de luz artificial, tripés e cabos de disparo de temporizador, filtros de densidade neutra, filtro polarizador e filtros de alteração de temperatura de cor para flash, difusores.

A fotografia nocturna é uma passagem para novas realidades de luz na paisagem natural.

 

Cabo da Roca Praia da Ursa Pôr da Lua Nocturno estrelas

Luar Dourado

O Pôr da Lua, que reflecte tons quentes perto da linha de horizonte, numa fotografia de longa exposição.

 

Cabo da Roca Praia da Ursa nocturno estrelas

Lunar Pedra Nova

Rastos de estrelas numa série de longas exposições, enquanto a luz lateral da lua banha a falésia e os rochedos, a pedra da Gigante é iluminada no cume por luz artificial vinda das povoações.

 

Fotografar do Pôr do Sol ao Pôr da Lua Cabo da Roca Por do Sol Praia selvagem

A Terra do Fim

Tons dourados do pôr do Sol e um céu polarizado, acrescentam a magia na paisagem, com cores quentes nas rochas e ondas de um mar revolto com a maré a subir, que não cede a um instante de distracção nesta zona de marés.

 

Fotografar do Pôr do Sol ao Pôr da Lua - Cabo da Roca Preto-e-Branco céu dramático

Ponta Atlântica

Luz lateral do Sol ao entardecer cria contrastes na falésia, enquanto o céu dramático atravessa a praia e na zona de marés ondas embatem com violência entre os rochedos.

 

A Paisagem Perdida - Cabo da Roca do Pôr do Sol ao Pôr da Lua

A Pirâmide Perdida

Fotografo longas exposições de 8 segundos, num Pôr-do-Sol mágico que ilumina as nuvens que atravessam uma praia selvagem do Cabo da Roca.

 

Sideral Cabo da Roca Praia Selvagem - Pôr do Sol ao Pôr da Lua

Sideral

Um Pôr-do-Sol mágico numa praia selvagem do Cabo da Roca, as nuvens que atravessam rapidamente são iluminadas de luz dourada, enquanto na zona de marés as ondas fortes galgam os rochedos.

 

Cabo da Roca Nocturno estrelas Praia selvagem

Promontório da Lua

O céu estrelado e a face lateral do rochedo em forma de pirâmide são iluminados pela lua, avistando-se ainda o clarão de luz após o por do Sol, enquanto a espuma da água e a rochas recebem pinturas de luz artificial.

 

Cabo da Roca Praia Selvagem Sintra Nocturno Lua

Templo Lunar

Durante uma longa exposição de vários minutos, registo o movimento das nuvens que atravessam a praia, e por alguns instantes nos últimos segundos da exposição, a lua descobre-se.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *